PORQUE TREINAR
A atual dinâmica dos mercados fez surgir uma nova mentalidade empresarial:
Funcionário competente – funcionário comprometido – funcionário produtivo
De todos os recursos de que uma empresa dispõe, o único que pode ser rapidamente multiplicado com baixo investimento é seu capital humano.
Recrutar e selecionar corretamente é muito importante e até poderemos ajudar neste aspecto, mas não será o
suficiente. É preciso dissipar os vícios e as zonas de conforto, formar, incentivar e manter seu time intimamente
motivado. Em outras palavras, sua equipe precisa estar competente, comprometida e disposta a agir, criando
oportunidades.
O que é treinamento na visão do IPB:
Os treinamentos que ministramos visam adaptar o homem ao trabalho de determinada empresa, preparando-o
adequadamente para o exercício de uma função, elevando sua capacidade de gerar resultados, tornando-o mais
consciente, comprometido, competente e feliz.
Desenvolvemos empresas auxiliando pessoas a aperfeiçoarem seus conhecimentos, habilidades e métodos e
também criando outros novos, fazendo com que se tornem futuros membros valiosos para a organização.
Como desenvolver funcionários:
Pense nos esportistas, artistas e profissionais em geral que atingiram a alta performance:
. Eles praticam e aperfeiçoam seu ofício regularmente?
. Eles fazem isso sozinhos?
. Eles contratam profissionais que se dedicam a ajudá-los a melhorar?
Sim, constantemente, eles aperfeiçoam suas capacidades existentes e buscam criar outras novas, melhorando seus
resultados! Por que deveria ser diferente com os funcionários das empresas?
Atletas de ponta tem o acompanhamento técnico permanente de seus coaches. Grandes executivos, mantém um
mentor ao alcance e o requisitam antes de tomarem decisões relevantes. Bill Gates, fundador da Microsoft, se
aconselha frequentemente com Warren Buffet, por exemplo.
Para atingir resultados acima da média, é preciso que haja alguém de fora da cena, observando com um olhar
treinado e uma capacidade de ensinar muito bem desenvolvida.
O Treinamento é parte importante no gerenciamento da mudança.
No IPB, a metodologia dos nossos treinamentos, inclui os processos de coaching (para liderança, vendas ou gestão
de vendas), ou seja, dizemos o que fazer, mostramos como fazer, acompanhamos e orientamos quem for executar,
até que o novo hábito substitua os vícios e se transforme em um novo paradigma virtuoso.
A fig. 1 reflete pesquisas de amplitude global realizadas por empresas como Xerox e Gallup, que comprovam aquilo
que vemos na prática: após três semanas, 81% das novas habilidades e conhecimentos são deixados de lado pelos
participantes de um treinamento genérico ou de curtíssima duração. É o mesmo que dizer que para cada R$1,00
investido em treinamento, R$0,81 estariam sendo desperdiçados.