fundo_topo_blog.png
seta.png
quadrados.png
logo_blogand.png
quadrados.png
seta.png
  • Gand Mansur

A notável habilidade de inspirar pessoas

Atualizado: 3 de jan. de 2021

Vamos mergulhar no universo mental das pessoas que têm a notável habilidade de inspirar pessoas a darem o melhor de si e as incentivam a atingirem resultados extraordinários?

Nos artigos anteriores falei que elogios e repreensões devem gerar motivação e demonstrei como transformar elogios e repreensões em motivação, quando estes feitos da forma correta.

Aplicar feedbacks corretamente proporciona uma comunicação fluída e eficaz capaz de gerar muita transformação nos comportamentos e resultados. Mas motivar pessoas, vai muito além!


Você gostaria de desenvolver a capacidade de estimular as pessoas ao seu redor a sentirem prazer em buscar novos patamares de qualidade de vida pessoal e profissional? Ah, provavelmente sim... Uns mais, outros menos, todos nós intimamente desejamos sermos capazes de inspirar pessoas a serem melhores, a começar por nós mesmos.


De algum modo, vários de nós já tivemos a oportunidade de descobrir que existem pessoas com uma incrível capacidade de nos enxergar melhor do que nós mesmos nos vemos. Quem já teve essa experiência sabe que habitualmente esse encontro provoca fortes estímulos que nos encorajam a buscar algo melhor em um nível mais elevado, não é verdade?


"Todos nós intimamente desejamos sermos capazes de inspirar pessoas a serem melhores, a começar por nós mesmos." - Gand Mansur

Existem pessoas que nos inspiram pelo exemplo. Basta observarmos a forma delas fazerem suas escolhas ou de transitarem pelos caminhos do mundo, que sentimos vontade de nos espelharmos em suas atitudes e resultados ou de conhecermos seus pensamentos.


Existe também aquele tipo de líder, colega ou parente que desenvolveu a habilidade de enxergar dentro das outras pessoas características muito legais e dar feedbacks ou fazer comentários muito estimulantes, inspirando-as a buscarem algo mais, a desenvolverem novas habilidades ou a explorarem melhor os seus talentos adormecidos.

Talvez você esteja pensando agora:


"Eu adoraria ser um líder inspirador, mas a verdade é que não sou e não sei exatamente por onde começar."

Talvez eu possa lhe ajudar a encontrar o caminho para as respostas que permitirão que você desenvolva a habilidade de inspirar e encorajar aos outros e também a si mesmo. Para isso quero propor uma reflexão:


 

O que as pessoas mais inspiradoras e encorajadoras têm em comum?

 


Ora, para que a inspiração e o encorajamento funcionem, temos que concordar que pessoa que nos influencia é alguém que se importa conosco e que nos serve de exemplo. Portanto, duas características muito importantes já estão evidenciadas aqui: o sucesso pessoal ou profissional em alguma área e, principalmente, a capacidade de se importar sinceramente com bem-estar dos outros (empatia). Essa última característica eu considero a mais importante.

Pessoas inspiradoras frequentemente são uma referência por serem bem sucedidas. Sendo assim, vou aproveitar uma conhecida frase de um dos mais bem sucedidos empreendedores brasileiros para adicionar uma terceira característica que considero essencial.


"Prefiro ser otimista. Não conheço muitos pessimistas bem sucedidos." - Jorge Paulo Lemman

Isso mesmo, um dos segredos para inspirar e encorajar outras pessoas a darem o melhor de si, a acreditarem que são capazes de ir além de onde estão é justamente o otimismo!

Como seria possível motivar alguém a ir além ou a se empenhar mais para subir de nível se a pessoa que tenta motivar, lá no seu íntimo, achar que a outra pessoa não é capaz ou que não vai conseguir?


Os líderes inspiradores são empáticos e podem ser uma referência naquilo que fazem, mas certamente são otimistas. Portanto, eles inspiram mais facilmente porque eles sonham alto, se importam com os outros e os despertam para sonharem também.

Se você é uma pessoa otimista e se importa com as outras, há grandes chances de já ser ou se tornar uma pessoa inspiradora. Se, além disso, você também for bem sucedido(a) na sua área, então sua liderança deve exalar pelos seus poros!


Se uma pessoa otimista e empática (que sabe se colocar no lugar do outro) possui alguma habilidade ou conhecimento destacado que proporciona algum diferencial nos seus resultados, é bastante provável que ela alcance posições de liderança, pois tem todos os elementos necessários para liderar: ela sabe fazer em alto nível, se importa com os outros e os estimula a darem o melhor de si fazendo-os sonhar alto.


Quanto a ser otimista, é claro que não estou falando de um otimismo irresponsável ou desmedido, mas de um olhar esperançoso e positivo de quem acredita que o melhor ainda está por vir e que colhemos os frutos que plantamos.

A essa altura você já sabe que para desenvolver a notável habilidade de inspirar outras pessoas deverá entrar no mundo delas, entendendo seus anseios e dores, oferecer boas sugestões de caminhos a serem trilhados e ajudá-las a construir uma "ponte viável" entre o estado atual e o sonhos projetados em sua mente. Agindo assim você será capaz de gerar muita inspiração!



Mas e se eu for um pessimista?


Por outro lado, se você não se considera uma pessoa suficientemente otimista e gostaria de desenvolver esse tipo de metaprograma (mentalidade programada que se sobrepõe a maioria das escolhas inconscientes), saiba que existem exercícios mentais que podem destravar suas crenças sobre o pessimismo e abrir espaço para o otimismo ou, quem sabe, algo ainda mais poderoso: o pensamento resolutivo, quando otimismo e pessimismo dão lugar a uma esperança positiva baseada na análise mais apurada das circunstâncias, conduzindo a decisões melhores e menos emocionais.


"Existem exercícios mentais que podem destravar suas crenças sobre o pessimismo e abrir espaço para o otimismo." - Gand Mansur

Se desenvolver o metaprograma otimismo ou mesmo o pensamento resolutivo for importante para você, reserve um tempo para ler um outro artigo que fala do poder do otimismo consciente.

Obrigado por ler esse artigo até aqui! Seria ótimo saber sua opinião: o que escrevi fez sentido para você? Ou te trouxe mais consciência sobre algo que você buscava saber? Se você gostou, compartilhe e me marque - @gandmansur - nas redes sociais.

Sou um otimista que adora inspirar pessoas a darem um passo além e subirem de nível. Por isso, a seguir deixo 5 links do site da Prosperar Brasil que podem ser úteis para facilitar a sua caminhada em direção a alta performance:

  1. Lidere em alto nível - domine a gestão de processos e pessoas

  2. Aprenda + sobre gestão comercial - faça sua equipe vender mais e melhor

  3. Encante seus clientes - proporcione um atendimento inesquecível

  4. Domine o fluxo de caixa da sua empresa - enxergue os caminhos do dinheiro

  5. Tenha um RH estratégico - coloque as pessoas certas nos lugares certos


Espero que este artigo tenha contribuído com sua evolução, fazendo com que você inspire a si mesmo e aos outros a irem além na busca dos seus sonhos.

Um forte abraço,

Gand Mansur

Consultor e treinador com 13 mil horas de atendimentos em 11 estados

Fundador da Prosperar Brasil – Gestão de Resultados Empresariais

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neuro-Semântica

www.prosperarbrasil.com.br


Idealizador dos métodos:

5A Gestão por Resultados - mentoria online para empresários

ESCON - Escola de Consultores

PRODECON - Consultoria empresarial presencial e online


Siga nas redes sociais:

@gandmansur / @prosperarbrasil

153 visualizações0 comentário